CONHEÇA ESTA ZONA: as lojas, os serviços, os restaurantes, os imóveis à venda... (do lado direito), o que aqui se passa (nos posts)

.contacte-nos

.posts recentes

. Metro de Arroios - pára o...

. Universidade Intergeracio...

. Aromas e Temperos - Brasi...

. Os melhores pastéis de na...

. Livraria Leituria - Este...

. Espiral - programação

. Centro de yoga - Áshrama ...

. Aulas de guitarra, canto,...

. É uma cafetaria? Um resta...

. Uma breve história sobre ...

. Nova livraria na Rua D. E...

. Jardim Constantino e a te...

. Clube do Optimismo - Work...

. Câmara de Lisboa recusa-s...

. Assembleia Distrital de L...

. Equipa de rua inicia cont...

. Academia Sakura - yoga - ...

. Festas - tudo para

. Equillibrium Therapy Zen ...

. Biblioteca da Assembleia...

. Oeiras propõe que patrimó...

. Atividades para crianças

. Concerto| Espaço APAV & C...

. Aulas de guitarra clássic...

. Aulas Dança Oriental

. Espiral - entregas de eme...

. Loja Kombina - bicicletas...

. Padaria LOW-COST.COME abr...

. Nova loja de biquinis - F...

. Sacoor Bothers Outlet - s...

. Lojas de mobiliário - OO...

. Exposição na Assembleia D...

. Fábrica de Bolos - pela n...

. O Constantino do Jardim

. Aluguer de bicicletas - L...

. Aulas de Tai Chi e Chi Ku...

. Cinema no Saldanha Reside...

. WORKSHOPs

. Esquadra de Arroios vai f...

. Clube do Optimismo - Work...

.pesquisar

 
Sábado, 28 de Fevereiro de 2015

Jardim Constantino e a temperatura de Lisboa

Lisboa tem novas medidas para combater as alterações climáticas

  26/02/2015 18:57:52

 

Um dos fenómenos que afeta a cidade prende-se com as "precipitações intensas e frequentes"

DR
Lisboa tem novas medidas para combater as alterações climáticas

A Câmara de Lisboa divulgou hoje medidas de adaptação às alterações climáticas de forma a resolver problemas como inundações e ondas de calor, que se verificam frequentemente, disse à agência Lusa o vereador do Ambiente. A elaboração da estratégia começa pela identificação, por cada município, das suas vulnerabilidades e segue com a definição de medidas de prevenção

"Este é o arranque [do plano que visa] preparar Lisboa para as alterações climáticas e temos um plano consistente" a médio e longo prazo, referiu o vereador do Ambiente e Estrutura Verde, José Sá Fernandes, que falava à margem de um seminário sobre o impacto das alterações climáticas nas cidades, que decorreu no Centro de Informação Urbana de Lisboa.

De acordo com o responsável, o Plano Director Municipal (PDM), publicado em 2012, "é em si mesmo um plano de adaptação às alterações climáticas", sendo que medidas como a criação de mais zonas verdes e de espaços cicláveis e a aposta nos carros eléctricos já estão a ser adoptadas pela Câmara.

José Sá Fernandes explicou que um dos fenómenos que afeta a cidade prende-se com as "precipitações intensas e frequentes que vão existir e que já existiram", por exemplo, duas vezes no ano passado, uma a 22 de Setembro e outra a 13 de Outubro. Isto verifica-se essencialmente na Baixa Pombalina, Alcântara e Sete Rios, indicou.

Para minimizar esta situação, o vereador informou que a autarquia está a completar o plano de drenagem da cidade, aprovado pela Câmara em 2008, e que ,"em breve", serão apresentadas as acções a realizar.

"Em algumas zonas, [haverá] o reforço de colectores, mas as zonas verdes que estamos a fazer já servem de bacias de retenção naturais, mas vamos fazer algumas mais pesadas [de betão], estamos neste momento a priorizá-las", disse.

Um outro problema é o da onda de calor, daí a necessidade de mais zonas verdes, acrescentou José Sá Fernandes, exemplificando que no verão se chegam a registar menos cinco graus centígrados no Jardim Constantino, em Arroios, do que na Avenida Almirante Reis, "apenas porque tem árvores".

No encontro, que juntou representantes de serviços municipais, juntas de freguesia, universidades e centros de investigação e desenvolvimento e de empresas, esteve também presente o vereador da Protecção Civil, Carlos Manuel Castro, que salientou a importância de uma resposta integrada do município a estes fenómenos.

A 15 de Janeiro deste ano, a Câmara de Lisboa assinou um protocolo de cooperação com o projecto Climadapat.PT, que está em linha com as normas da Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas e da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.

O Climadapat.PT Local resulta de um concurso lançado pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo como objectivo a preparação do país, e de cada região, para as consequências destes fenómenos, que vão afectar Portugal no futuro. É financiado pela iniciativa EEA Grants, com verbas que vêm da Noruega, Lichtenstein e Islândia, através de um acordo com o Governo português.

A elaboração da estratégia começa pela identificação, por cada município, das suas vulnerabilidades e segue com a definição de medidas de prevenção.

Lusa/SOL

publicado por projardimconstantino às 22:34
link do post | comentar | favorito

.SOBRE A ZONA

.subscrever feeds